Distritos de Belém contam com reforço na segurança pública durante julho

Distritos de Belém contam com reforço na segurança pública durante julho

Até o dia 2 de agosto, os distritos de Outeiro, Icoaraci, Mosqueiro e Ilha de Cotijuba contarão com um reforço de mais de 200 guardas municipais, dos grupamentos de Ações Táticas (GAT), Táticas Com Cães(Atac), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ronda da Capital (Rondac) e Operacional, que intensificarão ações de segurança preventiva e de fiscalização em cumprimento às normas do decreto estadual, que visa combater a covid-19.

A “Operação Verão de Todos 2021” focada na prevenção foi lançada na tarde desta sexta-feira, 2, durante solenidade na Praia do Farol, em Mosqueiro.

O comandante da Guarda Municipal de Belém, Joel Ribeiro, destacou a importância das ações integradas na área da segurança e organização pública. “Muitas ações serão desenvolvidas durante o período de férias e as forças de segurança vêm fortalecendo a cada ano a política de operações e ações integradas”, explicou.

Ele ressalta que na ação estão reunidos todos os órgãos municipais e estaduais, como Polícia Militar, Polícia Civil, Semob, Bombeiros, Detran. “Todas aquelas instituições que precisam se envolver numa operação desse porte para garantir a melhor prestação de serviços para nossa população”, enfatiza o comandante da GMB.

A agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, destacou que o período do verão, ainda ocorre sob o contexto da pandemia da Covid-19, portanto, os visitantes da ilha precisam ajudar a Prefeitura no tratamento com os logradouros públicos. “Essa integração de segurança pública é grande importância para se alcançar um verão sem violência e mais humanizado”, afirmou.

A solenidade também contou com a presença do Comandante do CPC II, coronel Giorgio Mariúba; coronel Francisco Ferreira, comandante do 25°Batalhão; Ten.Cel. Odibey, diretor de Informática e Telecomunicações da Segup e o Comandante do 20°grupamento Bombeiro Militar, major Luiz Roan.

Atuação da GMB

A Guarda Municipal de Belém terá nas ruas dos distritos um reforço de 216 agentes, atuando a pé, em viaturas e motocicletas. As ações seguem em caráter preventivo, orientativo, combatendo a criminalidade.

Em todas as localidades os agentes municipais reforçarão as ações de segurança pública com rondas, blitzes, abordagens e ações preventivas.

O trabalho vai acontecer em ações isoladas e/ou em conjunto com os órgãos da segurança do Estado, adotando pontos de fiscalização para o cumprimento do decreto de restrições no enfrentamento ao coronavírus e também no policiamento preventivo ou repressivo nos casos de flagrante.

Mosqueiro conta com o suporte do ônibus de monitoramento da GMB, que possui tecnologia avançada e câmeras de alta resolução para auxiliar na segurança preventiva durante o período do verão. O veículo funciona de forma integrada com o Ciop e fica estacionado na Praia do Farol.

Além disso, nove viaturas, nove motos e 110 guardas dos Grupamentos de Ações Táticas (GAT), Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e os motopatrulheiros da Ronda da Capital (Rondac) foram deslocados para reforçar a segurança da ilha.

O distrito de Icoaraci também receberá reforço de segurança no trapiche e na orla. Já em Outeiro, a segurança vai ser reforçada por 38 agentes, dois cachorros e duas viaturas do Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac). A ilha de Cotijuba conta com oito motopatrulheiros do Rondac, fazendo segurança e ronda, desde a área do trapiche até a praia do Vai Quem Quer.

A população pode acionar a GMB através do Disque-denúncia 153.

Texto:
Thais Veiga