Dia das mães registra movimento tranquilo nos cemitérios de Belém

622e2226-68ab-4465-a25e-b7a034605e82

Movimento tranquilo nos cemitérios públicos de Belém, durante as homenagens pelo Dia das Mães, na manhã deste domingo, 12. A Prefeitura de Belém montou um esquema especial para receber os visitantes nos cemitérios administrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).

As homenagens começaram cedo no cemitério São Jorge, no bairro da Marambaia. Ana Maria Barros, de 73 anos, chegou ao cemitério antes das oito horas para homenagear a mãe falecida há 17 anos. Para Ana, é muito importante manter a tradição de visitar o túmulo da mãe como forma de agradecimento pelos anos de dedicação, amor e carinho. “Venho visitar o túmulo de minha mãe sempre que posso, especialmente nessas datas que nós gostaríamos muito que ela ainda estivesse conosco. Trago flores e acendo velas, para que nossa mãe saiba que nunca será esquecida”, disse Ana Maria.

Já no cemitério de Santa Isabel, no bairro do Guamá, desde a sexta-feira já havia movimento. Entretanto, na manhã deste domingo, o cemitério estava tranquilo e sem muitos visitantes. Simone Aguiar, diretora do Departamento de Necrópoles relatou que a estimativa de público era de 25 mil visitantes no cemitério de Santa Isabel. “Ao longo dos anos o que percebemos é uma queda nas visitas pela manhã, principalmente no Dia das Mães”, disse a diretora. “O movimento no cemitério Santa Isabel começa desde a sexta-feira, com o pico maior no domingo, onde recebemos visitantes até as cinco da tarde. Dessa forma, logo cedo temos a missa e, em seguida, as famílias dão prosseguimento as visitas”, completou.

b3380e6c-6787-4ef1-996c-3454d2334953

Já Graça Paula foi até o Santa Isabel visitar o túmulo de sua mãe. “Além de minha mãe, aproveito para acender uma vela aos parentes que estão enterrados aqui. Venho no cemitério todos os anos pontualmente, seja no Dia das Mães, Dia dos Pais e Finados. São momentos que nós temos a oportunidade de homenagear os familiares que tanto deixaram saudade”, comentou Graça.

O esquema contou ainda com os agentes da Guarda Municipal de Belém (GMB), homens do Operacional e dos grupamentos especiais, como o Grupamento de Ações Táticas (GAT), Ações Táticas com Cães (Atac), Ronda da Capital (Rondac) e Ronda Ostensiva Municipal (Romu), garantindo a segurança da população dentro e nas adjacências dos cemitérios, além da equipe da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), atuando na orientação dos condutores e organização do trânsito.

Matéria originalmente publicada na Agência Belém.