O que você procura?

Codem cria escritório de valorização das servidoras do órgão

• Atualizado há 3 anos ago

A Companhia de Desenvolvimento Metropolitano de Belém (Codem) inaugurou nesta sexta-feira, 2, o Escritório Codem Mulheres, que terá como missão enfrentar situações de assédios e outros tipos de violência no local de trabalho, proteção e treinamento através de cursos de defesa pessoal para mulheres.

Segundo o diretor-presidente da Codem, Lélio Costa, não há relatos de algum tipo de violência às servidoras da Companhia, desde que assumiu em janeiro deste ano, “mas é preciso se preocupar com esse tipo de violência, que no último período cresceu no país”, explicou.

Segundo o levantamento feito pelo Instituto Patrícia Galvão (2020), a partir de relatório elaborado com o apoio da Laudes Foundation, 76% das mulheres já foram vítimas de violência no ambiente de trabalho. Quatro em cada dez foram alvo de xingamentos, insinuações sexuais ou receberam convites de colegas homens para sair.

Convidada para participar do evento, a secretária de Esporte, Juventude e Lazer de Belém, Carolina Quemel, destacou a importância de um alinhamento entre as secretarias com a finalidade de valorização das servidoras. “Fico feliz em ver esse auditório repleto de cores femininas, o que demonstra nossa representatividade, nosso valor e respeito. A luta pelos nossos direitos é todo dia, pois somos cotidianamente agredidas e a importância de eventos como este reforça e nos faz seguir em frente, com determinação, mas também com sabedoria. A Codem está de parabéns pelo passo importante que está dando hoje e pode contar com a Sejel”, enfatizou.

Para a advogada Patrícia Castro, do Núcleo de Assessoramento Jurídico da Codem, “hoje é um dia muito importante e histórico para nós servidoras. A criação de um ente de representação e defesa da mulher dentro de uma companhia pública com o objetivo de fortalecer nossas ações de enfretamento ao machismo e tantas outras violências é um marco importante da companhia. Vamos ocupar esse espaço e desenvolver as ações necessárias como as atividades de treinamento e autodefesa e buscar construir daqui para frente, uma Codem como ambiente seguro para todas nós servidoras. Estou muito feliz e motivada”, ressaltou.

Parceria com a GMB – Com a presença dos inspetores de Grupamento, Éder Melo e P. Júnior e das inspetoras Maria José, Alcione e da GM Mônica Quintal, a Guarda Municipal de Belém participou do evento e firmou parceria com a Codem para ministrar o curso de defesa pessoal para mulheres.

Texto:
Willys Lins

Veja também