Cantata Natalina encerra projeto “Anjos da Guarda” 2018

“A alegria dos anjos” foi o tema da 2° edição da Cantata de Natal do projeto social “Anjos da Guarda”, da Prefeitura de Belém, que reuniu centenas de pessoas na noite desta sexta-feira, 7, no anfiteatro do Memorial dos Povos, anexo à sede da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), no bairro de Nazaré.

A programação natalina contou com a participação de cerca de 100 crianças e adolescentes que integram o projeto da Guarda Municipal de Belém (GMB). Músicas contaram a história do nascimento de Jesus e emocionaram o público.

“A cantata já faz parte do calendário de eventos da Guarda Municipal de Belém, e a realização tem o intuito de aproximar e confraternizar com as famílias dos ‘anjos’ e também para mostrar o verdadeiro sentido do Natal”, destacou Daniele Cardias, coordenadora do projeto.
“Esse é um momento de muita emoção, com uma apresentação encantadora”, reforçou Almir Ferreira, inspetor geral da Guarda. “Ouvir essas músicas alegra nosso coração e nos dá esperança de dias melhores. Quero parabenizar a equipe do projeto pelo evento e pedir para que os pais (das crianças atendidas pelo projeto) que nunca desista de seus filhos, pois eles são os bens mais preciosos”, disse, emocionado.

Os pequenos artistas, acompanhados pela banda de música da Guarda Municipal, sob a regência do inspetor e maestro Maia, cantaram seis músicas de Natal com o acompanhamento de um coro extra: do público. “Para mim é muito gratificante ter a oportunidade de ver minhas filhas tão entusiasmadas e felizes. Me sinto honrada”, disse a dona de casa Adria Santos dos Anjos, 28, mãe de Vitória Cristina, 13, e Erica Vitória, 7. A dona de casa não conseguiu esconder a emoção e o orgulho ao ver as filhas na apresentação. “Está tudo muito lindo”, completou.

Ainda durante o evento, nove adolescentes que completaram 16 anos em 2018, idade máxima para fazer parte do projeto, receberam certificados pelo excelente desempenho durante a permanência nas atividades. Kaleb Nascimento, um dos homenageados, falou sobre o período que ficou no grupo. “Minha missão no projeto já foi cumprida. Fui acolhido e amado pela Guarda Municipal. Recebi educação e, principalmente, aprendi a respeitar e conquistar com meu esforço as coisas que quero. Estou triste por deixar a minha família Guarda, mas sei que preciso seguir dando espaço para outras crianças serem abraçadas pelo projeto”, afirmou.

O projeto “Anjos da Guarda” procura levar atividades para as crianças e adolescentes, como judô, futebol, vôlei, além de apoio pedagógico. A intenção é que os jovens ocupem seu tempo ocioso com atividades que os ajudem no desenvolvimento social, cultural e esportivo.

Por Thais Veiga

Matéria originalmente publicada na Agência Belém.