“Belém Bem Cuidada” no Promorar vai além de ação emergencial

Os serviços de infraestrutura realizados na manhã deste sábado, 20, pela Prefeitura Municipal de Belém (PMB), por meio do Programa Belém Bem Cuidada, no conjunto Promorar, no bairro Maracangalha, continuarão ao longo deste ano. Além dos serviços de limpeza e desobstrução do canal Promorar/Providência, novas ações estão sendo planejadas para a área de moradia, com o objetivo de garantir aos moradores melhor qualidade de vida.

“Espero que a gente, cada vez mais, consiga evitar o drama dessa população que sofre”, destacou o prefeito Edmilson Rodrigues, referindo-se aos constantes problemas de alagamentos que afetam a população do Promorar.

Para isso, ele conta com o apoio das secretarias municipais de Belém para alcançar o seu desejo. Entre elas, está a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que participou na atividade de ontem com vários agentes do órgão fazendo a poda de árvores e retirada de galhos excessivos, que impediam o tráfego de veículos.

“Nós ainda vamos voltar aqui e intensificar o paisagismo da pracinha. Assim que tivermos mudas suficientes na nossa granja modelo, vamos intensificar esse trabalho em toda Belém, principalmente na periferia”, adiantou o titular da Semma, Sérgio Brazão.

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), foi representada na ação do Belém Bem Cuidada pelo Departamento de Iluminação Pública, Elaboração de Projeto e de Obras, que se fez presente para avaliar a erosão da área do canal e evitar a destruição das calçadas.

“Também trabalhamos na instalação do guarda-corpo, para proteger o cidadão e de um projeto paisagístico. Em relação à iluminação pública, avaliamos um projeto que permita o passeio público ao lado do canal”, informou o Deivison Costa Alves, titular da pasta.

Para o bem-estar dos moradores do conjunto habitacional, o trânsito na área deverá ganhar reforços com as ações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB).

“A intenção da Superintendência é efetuar uma revisão na área, no tocante à questão do transporte. Faremos uma avaliação do transporte e das condições da infraestrutura de apoio, ou seja, abrigo, ponto de parada, de forma que, em ação integrada com a Seurb, possamos potencializar a ação que está sendo promovida inicialmente pela Sesan”, informou a secretária Ana Valéria Borges.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belém (Comdec) também fez parte da comitiva do prefeito Edmilson no conjunto Promorar. No local, o órgão deu orientação aos moradores sobre os cuidados para a redução de riscos de desastres e do papel Defesa Civil durante e após ocorrências.

Wander Simões, que mora no conjunto há 27 anos, ficou animado ao ver a mobilização da Prefeitura de Belém na área do conjunto. “Isso já mostra que essa gestão veio para fazer a diferença. Espero, de coração, que essa seja só uma das ações que a prefeitura vai fazer no conjunto. Vamos esperar por mais iniciativas positivas”, declarou satisfeito.

Juliana Brito