Balanço Final da Missão Verão 2017

Após 27 dias de atuação, a Guarda Municipal de Belém encerra a Missão Verão com amplo sucesso, 300 agentes foram distribuídos nos locais mais procurados pelos veranistas, 200 Guardas dos grupamentos táticos e operacionais que se somaram aos 100 que já atuavam em Outeiro, Icoaraci, Mosqueiro, Cotijuba para garantir a segurança nas férias escolares.
A funcionária pública estadual Luciana Monteiro, 33, moradora do município de Belém, ressaltou a presença da GMB, “Estive em Mosqueiro nos dois últimos fins de semana de julho e pude constatar a presença significativa da Guarda Municipal, desde o pórtico, na vila, nas praias, por onde andei havia Guardas. Num destes momentos cheguei a pedir informação para um deles que foi muito educado, parabéns pelo trabalho”.
A intensificação da segurança nos balneários teve um bom reflexo principalmente quando comparado ao ano de 2016, o número de abordagens saltou de 11.230 para aproximadamente 25.500, enquanto o quantitativo de ocorrências diminuiu de 166 para 94 durante toda missão, uma queda de 43,37%. Segundo o Inspetor Chefe da Divisão de Operações da Guarda Municipal, Roberto Avelar, “o emprego da ostensividade que foi planejado nessa Operação Verão foi um fator primordial, fazendo com que o número de ocorrências diminuísse em relação ao ano passado”.
Foram registrados durante toda a Missão Verão apreensão e recuperação de arma de fogo (2), armas brancas (21), munições (34), entorpecentes (91), linhas enceradas (52), simulacro (1), carros roubados (2) e moto roubada (1).
Roubo, desordem, entorpecentes, apreensão de arma de fogo foram algumas das ocorrências registradas pela GMB durante o ultimo final de semana do mês de Julho no Distrito de Mosqueiro. No sábado, 29, o grupamento tático da GMB, GAT, prendeu e conduziu para delegacia do Distrito de Mosqueiro uma dupla de assaltantes. Três vítimas compareceram na delegacia e reconheceram Clayton Lima e Edinilson Lima dos Santos como autores dos crimes. Ainda neste dia, durante uma “barreira” na Praia de São Francisco a Guarnição Operacional deteve um homem portando na cintura uma pistola ponto 40 (de Uso restrito da PM) e apreendeu no interior do carro três pentes da mesma arma com 10 munições intactas em cada pente. O cidadão infrator foi encaminhado para delegacia para os procedimentos cabíveis. Durante ronda nas Orlas do Chapéu Virado, Farol e Murubira o Grupamento de Ações Táticas apreendeu diversos entorpecentes.

Fotos da Missão Verão na Galeria do Site