Alunos do Guamá recebem o projeto “Guarda Amigo da Escola”

A quadra de esportes da Escola Municipal Amália Paumgartten, no bairro do Guamá, foi palco para a apresentação do projeto “Guarda Amigo da Escola” nesta sexta-feira, 04. A apresentação marcou o início das atividades do projeto neste ano. Cerca de 280 crianças participaram das atividades.

Em um primeiro momento, uma roda de conversa conduzida pelo guarda municipal Edivaldo Gonçalves, permitiu que os estudantes conhecessem o trabalho desenvolvido pelos agentes de segurança do município. Para a pequena Ana Beatriz, 10, é importante saber o que cada profissional faz durante o serviço. ”Essa semana aprendemos sobre várias profissões e hoje achei maravilhoso aprender um pouco do que um guarda faz”, disse a aluna, que participou de uma série de programações durante os últimos dias, na escola, em atividades alusivas ao Dia do Trabalhador.

Na sequência as crianças assistiram a apresentação da banda de música da corporação que demonstrou, ainda, o trabalho do Grupamento de Ações Táticas com Cães (ATAC). A cadela Índia encantou as dezenas de crianças durante a atividade, que mostrou como funciona as abordagens de rotina, o “ataque de suspeito”, além de demonstrar toda a obediência.

A coordenadora pedagógica da instituição, Walnize Costa, demonstrou muita alegria com o projeto apresentado pela Guarda Municipal na escola. “A presença da Guarda trouxe um dia diferente e de bastante aprendizado para as nossas crianças. Até eu me senti contemplada com o que presenciei”, falou. “Adorei”, ponderou.

O “Guarda Amigo da Escola” foi criado em 2015. No último ano, mais de 30 escolas municipal e estadual receberam o projeto.

“Anjos da Guarda”

Desde o início desta semana, a Guarda Municipal de Belém vem desempenhando atividades juntamente com os estudantes da rede municipal. Na última quarta-feira, 02, jovens e crianças do projeto social “Anjos da Guarda” receberam a visita da carreta itinerante do programa Mais Educação da Rede Celpa. A ação tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, contribuindo para o meio ambiente.

Por Thais Veiga