Ações realizadas pela Guarda Municipal de Belém em 2021 geram reflexos positivos

A Prefeitura de Belém, por meio da  Guarda Municipal de Belém (GMB), vem realizando um trabalho de segurança preventiva para garantir a tranquilidade do povo belenense. Com o empenho da nova gestão e parcerias, em 2021, a corporação promoveu inúmeras ações que contribuíram em diversas conquistas por parte da instituição e culminou na redução dos índices de criminalidade.

“Faço minhas compras duas vezes na semana no mercado do Ver-o-Peso e sempre que chego eu encontro com os agentes da Guarda Municipal de Belém realizando policiamento. Inclusive, na época do Círio, fui orientada por um agente quanto à utilização segura de bolsa e celular. A presença deles é importante e nós deixa mais tranquilo”, contou a vendedora de doces regionais, Ana Cristina Vinagre, 53 anos.

Combate à criminalidade – No aspecto da prevenção, de 1° de janeiro a dia 31 de dezembro de 2021, foi realizado o total de 12.602 ordens de serviço. No Programa SOS Mulher, Rede de Proteção à Mulher que atende vítimas de violência doméstica, foram realizados 23 atendimentos com a condução do agressor. Atualmente são atendidas pela GMB 11 mulheres com medidas protetivas de urgência, expedidas pelo Poder Judiciário, tendo todas resguardadas e sem ocorrências no decorrer do ano.

As quatro bases distritais, inspetorias e grupamentos, atuantes diuturnamente na proteção preventiva da capital e distritos, registraram durante o ano 726 ocorrências. Foram realizadas ainda ao longo do ano 3.915 operações pela corporação ou integrada com a Policia Militar, Policia Civil, Policia Federal , SEAP e outras secretarias municipais.

Na ostensividade, repressão qualificada, a GMB atingiu a marca de 230 pessoas encaminhadas para a delegacia, de forma que roubo/assalto teve o maior índice de registros, seguido de agressão, furtos e depredação. A GMB retirou de circulação oito armas de fogo, nove simulacros, uma arma de fabricação caseira e 59 armas brancas.

A Guarda Municipal recuperou 115 joias, entre anéis, cordões e pulseiras, 36 celulares, 17 motocicletas e 10 carros. 48 foragidos da justiça foram devolvidos para o sistema durante ações realizadas pelos agentes da guarda municipal.

“Os resultados positivos alcançados são frutos da aplicação das estratégias de prevenção desenvolvidas diariamente pelo patrulhamento, seja ela a pé, por viaturas e motocicletas, bem como pelo empenho, o comprometimento, de cada agente municipal”, destacou o inspetor geral da GMB, Joel Monteiro.

Conquistas – Dentre as novidades do ano de 2021, foi investido um montante de mais de R$ 750 mil (R$ 763.246,40). O recurso é proveniente do tesouro municipal (R$ 202.546,80) e resultante de convênio com o estado (R$ 560.699,60). Esse investimento permitiu o empenho no aperfeiçoamento e capacitação dos servidores, na segurança e no combate e prevenção à criminalidade, além da aquisição de armamentos, coletes balísticos e outros equipamentos, como coldres, coturnos, cartuchos, entre outros, para reforçar a ação dos guardas.

A GMB recebeu novos armamentos, sendo 12 pistolas ponto 40, seis carabinas e 450 munições, provenientes de doações do Banco Central. Além disso, por meio de convênio com o Governo do Estado, a GMB recebeu 105 pistolas 380 e 137 coletes. A Policia Civil doou duas mil munições para a instituição.

Rondas e patrulhamento nos bairros foram reforçadas – Em outubro, foi lançada a ação Ronda no Centro Histórico, abrangendo 21 pontos, entre igrejas, praças e espaços públicos. O grupamento de Ações Táticas (GAT) ganhou uma sede nova e o grupamento de Ações Táticas com Cães (ATAC) adquiriu três cachorros, aumentando o efetivo de nove para 12 cães adestrados.

No campo da capacitação, a instituição realizou 27 cursos de qualificação: Curso de brigadista, Combate ao Incêndio, Estágio de Motociclista Militar e Batedor, II Estágio de Táticas Operacionais, Curso de Cão de Guerra, 1° Encontro de Profissionais de proteção pessoal, Curso de Formação e Direitos Humanos com ênfase em negritude e cidadania, Curso de capacitação e habilitação ao porte de arma de fogo, entre outros.

Ainda em 2021 foi criado o Núcleo de Atenção às Guardas Femininas ( NAGF), com o principal objetivo atender às servidoras da instituição que são vítimas de algum tipo violência, seja ela física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial. O NAGF realizou durante o período 18 palestras direcionadas ao efetivo feminino e masculino. O Núcleo realizou cinco atendimentos femininos e acolheu quatro atendimentos setoriais.

Realizações de grandes operações foram destaque no ano – a Operação Saturação com resultado de maior presença dos guardas nos principais logradouros e bairros de Belém. Operação Integrada Pará Pet, em proteção aos animais domésticos. Cumprimento de mandados, integrado com a Polícia Civil, Operação Com State Care, em parceria com a Polícia Militar, Operação Festas Seguras, realizada no fim de ano com o foco em coibir ações de criminosos, atuando nas áreas comercias, durante as compras de final de ano, visando a tranquilidade social, entre outras.

Inovação em 2022 – Com a tecnologia em andamento, a GMB vai monitorar câmeras de última geração distribuídas nos bairros de Belém. A comunicação via rádio já está em fase de conclusão. Já está em andamento a construção do Plano Municipal de Segurança Pública e nas tratativas da implementação do Núcleo de Inteligência da GMB. A frota da GMB será renovada gradativamente. Além disso, já está em estudo, a criação do grupamento fluvial para garantir maior segurança nas ilhas, com unidades de saúde e escolar gerenciadas pela PMB.