Ação Verão da Gente garante férias seguras em Icoaraci

Durante o mês de férias a Agência Distrital de Icoaraci se integra à ação Verão da Gente que envolve vários órgãos municipais e estaduais para garantir o ordenamento nos principais pontos do distrito. A ação visa promover tranquilidade sobretudo para os moradores e turistas, na orla, trapiche, bares, restaurantes, e diferentes pontos turísticos. O objetivo é que todos possam aproveitar as férias de forma organizada e segura, assegurando ciclovias livres, circulação das pessoas e o posicionamento adequado dos ambulantes. Participam dessa ação a Guarda Municipal de Belém (GMB), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Secretaria de Urbanismo (Seurb), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Polícia Militar do Estado do Pará (PM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Vigilância Sanitária do estado do Pará.

“Sem dúvida a nossa participação é importante, junto com demais os órgãos de segurança envolvidos, em prol de manter um verão seguro para os turistas que nesse período frequentam os nossos balneários e ilhas. A GMB está no Daico com uma guarnição de seis guardas fazendo a segurança do trapiche e orla de Icoaraci, fazendo um trabalho integrado com a Adic no que diz respeito ao ordenamento do espaço, facilitando transporte e o ir e vir”, diz Daniel Siqueira, da GMB.

O 10º batalhão da Polícia Militar do Estado, sob a supervisão do coronel Mariuba e coordenação do Tenente Vilhena, atua no suporte à ação no distrito. “A operação em conjunto é de fundamental importância, uma vez que demonstra a proatividade, presença e compromisso dos órgãos municipais e do estado com a sociedade, desenvolvendo serviços e melhorias para a construção de um verão seguro e organizado”, declara o coronel Mariuba.

Belém Organizada

Como parte da ação integrada Verão da Gente, a Organização Pública de Belém (OPB) realizará a operação Belém Organizada nas ilhas e distritos. O objetivo da ação é fiscalizar e orientar os veranistas e comerciantes de bares e restaurantes a cumprirem os protocolos sanitários específicos e evitar o aumento da contaminação da Covid-19 neste período.

As ações de Organização Pública também são realizadas conforme solicitação e orientação dos órgãos e entidades que compõem o Sistema de Segurança Pública. “Neste primeiro momento vamos repassar as orientações sobre funcionamento do comércio nesse contexto de pandemia e verificar se os ambientes estão em condições de atender a clientela dentro da normalidade sanitária e da organização do espaço público”, informou o coordenador da Organização Pública, Rafael Braga.

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), através do Departamento de Iluminação Pública (DIP), vem desenvolvendo um trabalho de manutenção no sistema de iluminação pública de toda a cidade, e durante o mês de junho esses esforços foram redobrados com o lançamento da operação Verão da Gente. “Em Icoaraci foram realizadas manutenções na orla, no trapiche, no mercado, e nas vias do distrito. Além disso, foram instalados projetores em alguns pontos no intuito de reforçar a iluminação existente”, informou o diretor do DIP/Seurb, Felix Negrão.

A Semob tem participado da operação Verão da Gente, em apoio a Adic, na organização do trânsito. “Estamos presentes com agentes de trânsito, organizando o trânsito na orla de Icoaraci, retirando veículos da ciclofaixa e agentes de transportes dando apoio no embarque e desembarque de no trapiche de Icoaraci, entre outras ações” disse o diretor de trânsito da Semob, Roberto Broni.

A Secretaria Municipal de Economia, por meio de um posto do Departamento de Comércio e Publicidade em Vias Públicas (DCPV), tem colaborado em conjunto com a Adic realizando uma série de ações na orla de Icoaraci, com o objetivo de estruturar e organizar as atividades do comércio informal para o Verão da Gente – PMB. “O Espaço Criança, com 450 m² de área e farta cobertura vegetal,que funcionará no estacionamento do Mirante da Orla, é fruto desse trabalho integrado e vai proporcionar à sociedade um local limpo, ordenado e seguro para que as famílias aproveitem com qualidade e tranquilidade o seu momento de lazer e com isso também garantir o incremento da renda ao setor informal do distrito. A Secon manterá equipe permanente de fiscalização e conjunto com outros órgãos públicos”, afirma o diretor da DCPV, Marcelo Martins.

Para a Agente Distrital de Icoaraci, Ellana Silva, “a ação Verão da Gente é imprescindível, sobretudo, neste momento onde a segurança deve ser redobrada pelas questões sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, que ainda não acabou. Além de uma demonstração de amor e respeito por todas aquelas e aqueles que obtêm renda do turismo e/ou vivem na nossa Vila Sorriso”.

Texto: Danilo Lima