Ação conjunta oferece diversos serviços aos cemitérios de Belém no Dia das Mães

Neste domingo, Dia das Mães, a Prefeitura de Belém realiza até o final da tarde ação conjunta, envolvendo vários órgãos municipais, para que os visitantes dos cemitérios prestem homenagens às mães falecidas, mas orientados a seguirem as medidas de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus.

O trabalho é conduzido pelo Departamento de Administração de Necrópoles, da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). “Nós equipamos com EPIs a nossa equipe, todos estão uniformizados, disponibilizamos álcool 70% e aferimos a temperatura deles. Então, estamos prontos para receber os vistantes, que irão prestar homenagens às suas mães “, explicou o diretor do Departamento, Lucas Farias.

Para a população fica o alívio e a sensação de segurança de não ser contaminada pela Covid. É o caso de Valdemir Marinho, que diz ser “muito boa essa prevenção, fazendo com que todos tenham essa proteção”. Ele foi ao cemitério Santa Izabel visitar o túmulo da mãe e afirmou emocionado que a matriarca da família “foi uma excelente mãe até a hora da partida dela”.

Segurança – Além desses cuidados preventivos, a Guarda Municipal de Belém (GMB) faz ronda em todos os cemitérios de Belém. No sábado, 174 agentes atuaram para garantir tranquilidade nos espaços públicos e áreas adjacentes e até às 17h de hoje, os belenenses contam com 175 agentes do órgão. “Orientamos também a população que seguisse os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, evitando aglomeração, usando máscaras e respeitar o decreto em vigor”, disse o inspetor geral da GMB, Joel Ribeiro.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) também está nas ruas neste final de semana, orientando pedestres e motoristas no entorno dos cemitérios. No Santa Izabel, houve desvio dos ônibus na rua dos Caripunas, com a Travessa Castelo Branco, com o objetivo de garantir tranquilidades aos pedestres na hora de travessarem a Avenida José Bonifácio. “Estaremos nos locais com agentes de trânsito e transporte, monitorando a segurança dos pedestres, o embarque e desembarque de passageiros, a frequência de ônibus e a fluidez no trânsito”, informou o diretor de Trânsito da SeMOB, Roberto Broni.

Já a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) trabalha desde o mês de março na limpeza dos espaços fúnebres. “No sábado, no Santa Izabel fizemos a limpeza interna e externa, e neste domingo foi feita a varrição do Tapanã e São Jorge. Quanto ao cemitério São José, no Benguí, atuamos lá até essa sexta-feira, 07, com 300 homens”, detalhou o diretor de Resíduos Sólidos da Sesan, Pedro Piqueira.

Para Andrea Dantas, ex-presidente da Associação dos Trabalhadores Autônomos do Cemitério Santa Izabel e ex-zeladora do espaço, a iniciativa faz com que o “visitante e se sinta acolhido, seguro com as medidas de prevenção da Covid, e satisfeito ao ver o cemitério limpo, porque não é fácil lidar com a morte e a tristeza e chegar aqui e observar o cemitério sujo”.

Quem também demonstrou satisfação com o zelo da PMB junto ao cemitérios foi Valber Holanda. “Nós percebemos que houve uma limpeza, está melhor do que estava”, comentou ele, acompanhado da mãe Angélica, para prestar homenagem à avó materna.

Texto:
Juliana Brito