Ação conjunta oferece diversos serviços aos cemitérios de Belém no Dia das Mães

Ação conjunta oferece diversos serviços aos cemitérios de Belém no Dia das Mães

Neste domingo, Dia das Mães, a Prefeitura de Belém realiza até o final da tarde ação conjunta, envolvendo vários órgãos municipais, para que os visitantes dos cemitérios prestem homenagens às mães falecidas, mas orientados a seguirem as medidas de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus.

O trabalho é conduzido pelo Departamento de Administração de Necrópoles, da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). “Nós equipamos com EPIs a nossa equipe, todos estão uniformizados, disponibilizamos álcool 70% e aferimos a temperatura deles. Então, estamos prontos para receber os vistantes, que irão prestar homenagens às suas mães “, explicou o diretor do Departamento, Lucas Farias.

Para a população fica o alívio e a sensação de segurança de não ser contaminada pela Covid. É o caso de Valdemir Marinho, que diz ser “muito boa essa prevenção, fazendo com que todos tenham essa proteção”. Ele foi ao cemitério Santa Izabel visitar o túmulo da mãe e afirmou emocionado que a matriarca da família “foi uma excelente mãe até a hora da partida dela”.

Segurança – Além desses cuidados preventivos, a Guarda Municipal de Belém (GMB) faz ronda em todos os cemitérios de Belém. No sábado, 174 agentes atuaram para garantir tranquilidade nos espaços públicos e áreas adjacentes e até às 17h de hoje, os belenenses contam com 175 agentes do órgão. “Orientamos também a população que seguisse os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, evitando aglomeração, usando máscaras e respeitar o decreto em vigor”, disse o inspetor geral da GMB, Joel Ribeiro.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) também está nas ruas neste final de semana, orientando pedestres e motoristas no entorno dos cemitérios. No Santa Izabel, houve desvio dos ônibus na rua dos Caripunas, com a Travessa Castelo Branco, com o objetivo de garantir tranquilidades aos pedestres na hora de travessarem a Avenida José Bonifácio. “Estaremos nos locais com agentes de trânsito e transporte, monitorando a segurança dos pedestres, o embarque e desembarque de passageiros, a frequência de ônibus e a fluidez no trânsito”, informou o diretor de Trânsito da SeMOB, Roberto Broni.

Já a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) trabalha desde o mês de março na limpeza dos espaços fúnebres. “No sábado, no Santa Izabel fizemos a limpeza interna e externa, e neste domingo foi feita a varrição do Tapanã e São Jorge. Quanto ao cemitério São José, no Benguí, atuamos lá até essa sexta-feira, 07, com 300 homens”, detalhou o diretor de Resíduos Sólidos da Sesan, Pedro Piqueira.

Para Andrea Dantas, ex-presidente da Associação dos Trabalhadores Autônomos do Cemitério Santa Izabel e ex-zeladora do espaço, a iniciativa faz com que o “visitante e se sinta acolhido, seguro com as medidas de prevenção da Covid, e satisfeito ao ver o cemitério limpo, porque não é fácil lidar com a morte e a tristeza e chegar aqui e observar o cemitério sujo”.

Quem também demonstrou satisfação com o zelo da PMB junto ao cemitérios foi Valber Holanda. “Nós percebemos que houve uma limpeza, está melhor do que estava”, comentou ele, acompanhado da mãe Angélica, para prestar homenagem à avó materna.

Texto:
Juliana Brito