Aproximadamente 130 alunos da Escola Municipal Comandante Klautau, no bairro do Barreiro, conheceram na manhã desta sexta-feira, 18, as ações do projeto Guarda Amigo da Escola, da Guarda Municipal de Belém (GMB). O projeto visa aproximar e interagir com a comunidade, por  meio de assuntos e questões voltadas à segurança da população.

As crianças conferiram a apresentação da banda de música da GMB, e do Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac), com os cães Hanna  e Apollo, as grandes atrações do dia, como afirma o pequeno Waxlohan Barbosa, de 6 anos. “Gostei muito de brincar com o Apolo, ele é obediente e fez tudo o que mandei. Também quero um cachorrinho assim pra ensinar”, disse o estudante.

O projeto auxilia também na boa relação da Guarda Municipal com a população, apresentando por meio das crianças, o trabalho que realiza na cidade. “Nosso objetivo é fazer a divulgação da cultura da paz, e mostrar que juntos podemos fazer uma Belém melhor. As ações socioeducativas aproximam a Guarda da comunidade e criam parcerias para diminuir os problemas da violência”, relatou a coordenadora do projeto, Silvia Borges.

De acordo com o diretor da Escola, Fernancy Nery Ribeiro, “contar com o projeto dentro da escola é fundamental para estimular a criança a desenvolver boas práticas no seu dia-a-dia, pois esta é uma maneira de ajudar a formar cidadãos. Muitos têm um histórico familiar problemático e proporcionar essa interação ajuda na reconstrução do futuro deles”, destacou.

O próximo bairro a receber o projeto Guarda Amigo da Escola será o Benguí.

Texto: Karla Pereira
Foto: Eliza Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Projeto Guarda Amigo da Escola é apresentado no Barreiro