Militares de tropas federais, estaduais e municipais participaram, na manhã de 07/09, do desfile oficial para celebrar os 197 anos da Independência do Brasil. O desfile ocorreu na avenida Presidente Vargas e atraiu um grande público. De acordo com as Forças Armadas, a programação reuniu cerca de 4 mil militares. Os grupamentos da Guarda Municipal de Belém (GMB) tiveram destaque no evento com mais de 200 agentes municipais.

“É um dia de muita satisfação estar presente com a tropa GMB, celebrando a maior festa do civismo brasileiro. Motivo de muito orgulho comemorar a Independência do Brasil. Nossa Guarda sempre desfila com categoria e patriotismo”, comentou o inspetor geral da GMB, Almir Ferreira.

A Guarda Municipal Ana Paula Pacheco, não escondeu a alegria em participar do evento. “O momento do desfile é marcante para todos nós da guarda e para a sociedade paraense. É uma sensação de dever cumprido com a nossa Pátria”, disse.

Ana Maria Silva, de 53 anos, conta que há três anos o desfile ganhou um brilho especial, depois que o neto passou a integrar a Guarda Municipal de Belém. “Meu coração é só orgulho desse meu neto que passa sempre tão lindo de farda representando Belém”, comemorou.

Tropas municipais – A GMB se fez presente no desfile com mais de 200 agentes de segurança distribuídos entre banda de música, comandante da tropa, porta símbolo, Estado Maior, guarda bandeira, grupamento operacional, projeto social anjos da guarda, grupamento de ações táticas (GAT), grupamento de ações táticas com cães (ATAC), grupamento motorizado ronda da capital (RONDAC), ronda ostensiva municipal (ROMU) e contando também com dez viaturas, vinte motos, duas vans e um micro-ônibus.

Matéria originalmente publicada na Agência Belém.

Desfile militar celebra 197 anos de Independência do Brasil