A Guarda Municipal de Belém com apoio da Superintendência de Mobilidade Urbana (SeMOB) e Polícia Militar, realizou nesta sexta-feira, 03, mais uma operação da ação “Belém Segura”, desta vez nos bairros da Cabanagem e Sideral. A ação resultou em uma prisão em flagrante, 224 pessoas abordadas, 418 veículos e 19 ônibus vistoriados, 25 veículos recolhidos por irregularidade, sendo 20 motos e cinco carros e 156 autuações.

A operação tem o objetivo de coibir a criminalidade e combater o tráfico de drogas e automóveis irregulares na capital. Ao todo, 48 homens dos Grupamentos Táticos e Operacional foram envolvidos no trabalho desta sexta.

Durante a ação no bairro do Sideral, um homem foi abordado e com ele foi encontrado papelotes de pasta base de cocaína. Ao ser interrogado, o suspeito revelou a localização de onde estava sendo comercializado o entorpecente. A guarnição seguiu até o local, no bairro de Jiboia Branca, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, onde foram encontrados 12 papelotes de pasta de cocaína e 10 papelotes de maconha. Alan Donato Santos Xavier, 46 anos, proprietário do local, foi detido e encaminhado para a delegacia de Ananindeua e deve ficar à disposição da Justiça.

A operação teve início às 8h30 e finalizou às 20h. Para o inspetor Roberto Campos, que coordenou a operação, o trabalho integrado fortalece a ação e o combate à criminalidade na capital e distritos. “Estamos reprimindo todo e qualquer crime, sejam violências contra a vida, ao patrimônio histórico ou contra as ações criminosas relacionadas com o tráfico de drogas e os crimes de roubo e furto”, destacou.

“A operação é muito boa. É um modo de segurança para a população e que nos deixa mais tranquilo”, observou o motorista Laurino Melo, 46 anos, que parabenizou a ação da Prefeitura de Belém.

BELÉM SEGURA – A operação teve início em abril deste ano e marca um novo modelo de atuação de segurança pública da Prefeitura de Belém.

No primeiro dia da operação, os agentes de segurança do município fizeram incursões no Complexo do Ver-o-Peso, no Portal da Amazônia e em vias e praças dos bairros da Cidade Velha, da Condor, da Cremação e do Jurunas.

Na última semana, três homens foram detidos e armas também foram apreendidas pela equipe da Guarda Municipal de Belém.

Matéria originalmente publicada na Agência Belém.

Texto: Thaís Veiga

Fotos: Marcus Vinícius

Homem é detido em flagrante durante operação Belém Segura