Guarda Municipal celebra 27 anos de serviços prestados ao município de Belém

Miguel Abraão Tavares Barros Assunção, o agente Assunção, estava de folga do serviço na Guarda Municipal de Belém (GMB), na praia do Murubira, em Mosqueiro, em julho deste ano, com a esposa e os dois filhos do casal. A aparente calma daquela noite, por volta das 20h30, mudou totalmente, quando ele percebeu que, ao longe, na água, havia uma moça pedindo socorro.

Assunção nem pensou duas vezes e se lançou na água, conseguindo salvar a moça. Sem nem saber o nome dela, o agente de segurança, apenas cumpriu o dever que está ligado diretamente à profissão dele – de ser um guarda municipal -, que tem, entre as suas missões, salvar vidas.

“Realmente não me lembro do nome dela, mas sei que ela era do Rio de Janeiro e é estudante de Medicina. Quando cheguei perto dela, ela estava com muito medo, mas procurei deixá-la calma e disse que estava lá para salvá-la. Foi quando ela me disse que confiava em mim e que não queria morrer. Foi assim que voltamos, com mais tranquilidade, à margem”, contou o agente.

Por esse ato de heroísmo, o agente Assunção foi um dos 25 agraciados com a medalha Mérito Intendente Antônio Lemos, na manhã desta sexta-feira, 28, durante as celebrações pelo aniversário dos 27 anos da Guarda Municipal de Belém, na área do Complexo do Ver o Rio.

Comemoração – Uma solenidade cívico-militar marcou o aniversário da GMB, quando 25 autoridades civis e militares e integrantes da Guarda Municipal foram agraciados com medalhas, que foram entregues pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e pelo Inspetor Geral da GMB, Almir Ferreira. A cerimônia teve a presença de várias autoridades civis e militares, além do governador do Estado, em exercício, Ricardo Ferreira Nunes.

A medalha Mérito Intendente Antônio Lemos, considerada a maior condecoração concedida pela GMB, é destinada a pessoas ou instituições que tenham se tornado dignos do reconhecimento do Governo Municipal, por serviços prestados à GMB ou por mérito excepcional.

O prefeito Zenaldo Coutinho enfatizou a capacidade da Guarda Municipal de estabelecer pontes com as outras instituições. “São 27 anos de consolidação e de profissionalismo, cumprindo uma série de missões na cidade e também com a proteção aos cidadãos e aos bens públicos, ampliando suas competências, sobretudo pela prática, estabelecendo pontes e fazendo parcerias”, apontou o prefeito.

No discurso, durante a cerimônia, Zenaldo fez questão de lembrar a parceria da Prefeitura de Belém com a Assembleia Legislativa do Estado, que permitiu o reaparelhamento da corporação, com equipamentos, armamentos e viaturas, por meio de emendas parlamentares. A cerimônia de repasse, as novas viaturas e armamentos foram entregues à Guarda Municipal, em março deste ano.

Guarda – Implantada oficialmente em 27 de setembro de 1991, com efetivo de 143 guardas, a Guarda Municipal de Belém tinha, anteriormente, a missão de proteger e guardar o patrimônio público municipal. Desde 2010, a GMB passou a ter como competência institucional a segurança urbana municipal e atribuições de proteger e guardar a população, parques, praças, jardins e logradouros públicos do município de Belém.

Na cerimônia de celebração, foram contempladas 14 guardas municipais, sendo 13 homens e uma mulher. Além deles, entre os servidores da Prefeitura de Belém, receberam a honraria, o tenente-coronel Alonso Pinto e Silva, chefe do gabinete militar da Prefeitura de Belém; Marcos Chagas, diretor de trânsito da SeMOB; e Elizete Mendes Cardoso, secretária da Ordem Pública do Município.

Atualmente, a corporação tem em seu quadro funcional 1.161 guardas, atuando em 53 postos fixos e 166 postos volantes, por toda a área de Belém.

Matéria originalmente publicada na Agência Belém.