• O projeto tem sido prioridade para a Guarda Municipal, que através dos agentes vem desenvolvendo um excelente trabalho de interação com as comunidades.

As crianças da escola Municipal de Ensino Fundamental Comandante Klautau, no bairro do Barreiro, receberam na manhã desta quinta-feira, 20, a visita do projeto “Guarda Amigo da Escola”. A ação da Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, tem o objetivo de levar ações de aproximação da corporação através de palestras sobre a preservação do patrimônio público, ato cívico, apresentação da banda de música, além do trabalho dos grupamentos.

Daniele Cárdias, inspetora e coordenadora dos projetos “Anjos da Guarda” e “Guarda Amigo da Escola”, afirma que a ação visa aproximar o serviço da guarda junto com a comunidade e, ainda, o de contribuir e garantir a segurança dos  munícipes. “É de grande importância que a guarda municipal de Belém seja amiga da comunidade escolar estreitando laços de uma forma divertida e informativa, desmistificando a ideia de que o papel do guarda é de repressão. Muito pelo contrário, cada vez mais a Guarda Municipal se faz presente com atuações de integração com o foco na comunidade”, comentou.

A programação começou com a oração do dia, seguido do ato cívico com o Hino Nacional e o de Belém e, de forma divertida, a banda de música apresentou e demonstrou a função de cada instrumento musical utilizado pela banda da guarda.

Na sequência, os cães orientados pelos guardas municipais do Grupamento Tático com Cães (Atac), fizeram demonstração de faro e busca de entorpecente, agilidade, obediência e ataque. Um agente municipal se vestiu com uma roupa especial e foi dominado pelo cão sob o comando do adestrador. Os alunos não esconderam a emoção no momento em que puderam tocar na cadela Índia, que é adestrada para ter contato direto com as crianças.

Segundo a diretora da escola, Karina Nayara Portal, a visita do projeto “Guarda Amigo da Escola”, já é um momento aguardado pela direção das escolas municipais de Belém. “Eu já conhecia o trabalho da Guarda Municipal com as escolas e já estava ansiosa por essa participação. Cada atividade educativa é uma semente plantada na cabecinha desses anjos. Pelo período matutino trabalhamos com a faixa etária de 5 a 11 anos e sabemos que eles costumam levar os ensinamentos da escola para dentro de casa e, dessa forma, multiplicam conhecimento. O papel desse projeto de conscientização e orientação é fundamental para eles e para nós profissionais da educação”, completou a diretora.

A aluna Juliane Santos Moraes, de 7 anos, além de gravar o nome das duas cadelas da apresentação do “Dog Show”, aprendeu a importância da preservação do patrimônio público, a respeitar ao próximo,  e o valor de cuidado com os animais. “Amei a Índia e achei a Ieda guerreira. Também aprendi que devemos cuidar dos animais e da nossa escola”, finalizou.

O projeto tem sido prioridade para a Guarda Municipal, que através dos agentes vem desenvolvendo um excelente trabalho de interação com as comunidades. O ”Guarda Amigo da Escola” foi criado em 2014 e foram realizadas, no total, ações em 54 escolas do município.

A próxima escola a receber o projeto será do bairro de São Brás.

Alunos do Barreiro recebem o projeto “Guarda Amigo da Escola”