• Capacitar agentes multiplicadores. Esse foi o objetivo do I Estágio de Ações Táticas com Cães realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal.

Capacitar agentes multiplicadores. Esse foi o objetivo do I Estágio de Ações Táticas com Cães realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, que iniciou no dia 20 deste mês e encerrou nesta sexta-feira, 31.

Durante todos os dias, nove agentes de segurança de Belém e Região Metropolitana, participaram de aulas práticas e teóricas sobre as seguintes temáticas: Psicologia Canina; Guarda e Proteção; Adestramento Básico; Noções de Medicina Veterinária; Cinotécnica; Noções de Faro de Entorpecente; Patrulhamento Motorizado com Cães; entre outras.

Entre os inscritos, 13 no total, nove concluíram todas as etapas da qualificação (dois guardas de Crato/CE, um guarda de Castanhal, um de Ananindeua, três de Belém, um do Exército Brasileiro e um da Aeronáutica).

Para o inspetor do Grupamento Tático com Cães da GMB, Elieber Anselmo, o curso capacitou os participantes para que possam ser agentes multiplicadores. “Eles estão saindo do curso capacitados e com alto nível de conhecimento”, disse. “Nosso quadro de instrutores exigiu dos participantes preparo físico, emocional e de resistência”, seguiu.

Da Guarda Municipal de Ananindeua, o subinspetor Claudio Santana, já passou  por outra capacitação ministrada por agentes da GMB e destacou a evolução e o grau de conhecimento que adquiriu durante as aulas. “Passei por uma capacitação em 2017, estou retornando e concluindo com sucesso mais um curso oferecido pela GMB e, percebi um grande avanço e comprometimento do corpo de instrutores. Saio daqui realizado com mais um conhecimento pra acrescentar na minha carreira”, enfatizou.

Única mulher no curso, a guarda municipal de Belém, Mônica Palmer, se destacou durante o estágio e foi a primeira colocada. Palmer, hoje faz parte do Grupamento Operacional da GMB e acredita que a dedicação e a vontade de se tornar no futuro uma agente do Grupamento de Ações Táticas com Cães (ATAC) promoveu seu destaque. “Não teve qualquer regalia ou diferencial a mim em relação aos demais colegas. Passei por todas as etapas sempre com muito esmero”, disse emocionada. Palmer foi homenageada pelo inspetor de Divisão de Operações, Guilherme Freitas, com uma arte marajoara com o brasão do canil e recebeu, ainda, o certificado de conclusão do curso.

“Só tenho a agradecer à instituição que nos acolheu da melhor forma possível. Parabenizo todos pelo alto nível de conhecimento que foi passado”, ponderou Duílio Quesado, que atua como agente na Guarda Civil Metropolitana de Crato –CE.

Almir Ferreira, inspetor geral da GMB, parabenizou todos os concluintes e enfatizou a parceria com as outras guardas municipais e forças armadas. “Estamos hoje colocando mais homens especializados com o objetivo de serem multiplicadores do que foi oferecido. Reitero a parceria e volto a frisar que a estamos de portas abertas para novos cursos e trocas de conhecimento”, finalizou.

A cerimônia de encerramento ocorreu na sede do grupamento, no bairro do Tapanã, e contou com a presença da banda de música da Guarda Municipal de Belém, autoridades do Exército e da Aeronáutica.

Guarda Municipal encerra o I Estágio de Ações Táticas com Cães