Emendas parlamentares viabilizam mais de dois milhões para o aparelhamento da Guarda Municipal

Um total de mais de R$ 2,2 milhões em emendas parlamentares estaduais possibilitaram a entrega de equipamentos para promover o melhor desempenho da Guarda Municipal de Belém (GMB). Na manhã desta terça-feira, 20, a Prefeitura de Belém fez entrega à Guarda de 12 viaturas e nove motocicletas que ajudarão a otimizar o atendimento de segurança pública prestado à população da capital paraense.

Com essa aquisição, a Prefeitura pretende agilizar o atendimento das solicitações feitas à GMB, além de renovar e complementar a frota já existente. A entrega dos veículos foi feita em cerimônia na Praça Dom Pedro II, em frente à sede da Prefeitura de Belém, na Cidade Velha, que foi aberta com revista à tropa pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.

As viaturas são dez do modelo Station Wagon e duas caminhonetes picape, que serão empregadas no policiamento de rondas em geral, renovando e complementando a frota já existente na Guarda. Os novos equipamentos fortalecem o patrulhamento preventivo e ostensivo na cidade, e também irão agilizar o atendimento das solicitações pelo número 153.

Emendas – Os deputados estaduais Cássio Andrade (PSB), Celso Sabino (PSDB), Cilene Couto (PSDB), Coronel Neil (PSD), Sidney Rosa (PSB) e Thiago Araújo (PPS), presentes à cerimônia, estão trabalhando desde 2015 para conseguir a dotação orçamentária de emendas, direcionadas à segurança pública de Belém.

O deputado Coronel Neil comentou sobre como as emendas parlamentares visando à segurança pública passam por vários entraves burocráticos. “Começamos a trabalhar com o orçamento para essas emendas, desde 2015. Foi um processo lento e burocrático, como tudo o que envolve a segurança pública. Mas eu e meus companheiros na Assembleia conseguimos reverter essa burocracia e ajudamos o Governo do Estado e a Prefeitura a entregar esses equipamentos e, proximamente, a Guarda Municipal de Belém irá receber ainda coletes à prova de bala, armamentos e munição”, adiantou Neil.

O inspetor Ivanhoé, motorista da GMB há 16 anos, foi um dos que já saíram do evento dirigindo uma das novas viaturas. “Sabemos que o nosso trabalho é perigoso e muitas das vezes até incompreendido. Estou bem feliz de poder dirigir essa nova viatura, porque assim poderemos desenvolver melhor nosso trabalho e ter mais apoio da sociedade”, avaliou.

Autor da emenda que destinou R$ 634 mil, a maior parcela entre as emendas, o deputado Thiago Araújo disse que a medida demonstra o cuidado dos parlamentares com a coisa pública. “Com a entrega das viaturas, motos e outro equipamentos, sabemos que iremos a ajudar a melhorar a valorização da Guarda Municipal. E com isso, ajudamos também a levar mais dignidade e segurança para a população da capital paraense”, enfatizou o deputado.

Segurança – Para o prefeito Zenaldo Coutinho, o ponto mais importante da entrega das viaturas e motos é a constante parceria entre os poderes Executivo e Legislativo. “Temos um problema seríssimo com a segurança no País, e em Belém não é diferente. Com a entrega desses equipamentos, estamos reforçando a Guarda Municipal, para ajudar na segurança e continuar fazendo parcerias com as Polícias Militar e Civil, e tentar diminuir esses índices de violência”, disse.

“Os deputados a quem apresentamos as nossas ideias concernentes à segurança abraçaram essa causa, fizeram as emendas e o Governo do Estado as liberou. Portanto, o sentimento é de gratidão a todos que se empenharam para que nós adquiríssemos esses equipamentos e assim, instrumentalizar a esses homens e mulheres que ajudam na segurança pública de Belém”, complementou o prefeito.

O chefe da Casa Civil do Governo do Estado, José Megale, foi um dos representantes do governador Simão Jatene na cerimônia. Ele enfatizou a união dos poderes. “Essa entrega dos equipamentos demonstra o vínculo do parlamento, na forma de emendas parlamentares compartilhadas. A bancada de apoio ao Governo trabalha para obter verbas nos vários segmentos de atuação desse governo, sejam em saúde, segurança, serviços e obras. E isso é o que nos permite ir adiante com bons projetos para todos de Belém e também do Estado”, disse Megale.

Matéria originalmente publicada na Agência Belém.