Grupamento da Guarda Municipal de Belém participa de curso de atualização profissional

A Secretaria Municipal de Administração em parceria com o Comando da Guarda Municipal de Belém (GMB) e a Escola de Gestão Pública, entregou os certificados de conclusão do curso de Capacitação e Atualização Profissional para os agentes do grupamento de segurança do complexo Praça da República.

“É sempre bom nos mantermos atualizados, estudar nunca é demais e o mundo exige isso. O curso veio ajudar o grupamento a redefinir novas condutas nas abordagens, de modo que seja melhor para nós e para os munícipes. Já estamos empregando a teoria na convivência do dia a dia do serviço”, declarou a agente de segurança Mônica Palmer, 34 anos.

O curso iniciou no dia 3 de janeiro, formou 60 servidores, dividido em cinco turmas de 12 homens, totalizando 40 horas de estudos semanais por turma. Dentre os objetivos estão reduzir a depredação do patrimônio público e desordem do espaço para melhorar a condição de convivência das famílias nos logradouros. “É um momento de crescimento. Qualificar o nosso servidor é importantíssimo porque ajuda a motivar a equipe e assim levar o guarda a interagir de forma humanizada com os frequentadores, prevenindo a violência”, explicou o comandante da GMB, Almir Ferreira.

Os guardas receberam instruções sobre temas como Ética, Direitos Humanos e Cidadania, Noções de Direito na Atuação Policial, Relação Interpessoal, Defesa Pessoal; Patrimônio Histórico do Município de Belém, dentre outros debatidos durante a formação.

Para o instrutor e guarda, Gerson Albuquerque, a formação é essencial para que o profissional não fique desatualizado. “Como Guarda e Educador eu entendo que a permanente qualificação vai ser fundamento básico para uma melhor prestação de serviço, na sociedade que vivemos, em que as mudanças são muito dinâmicas. Essa formação é considerada vital para um bom trabalho do profissional na área de segurança pública, não só nesse curso, mas de uma maneira permanente”, avaliou.

O encerramento do curso de Capacitação e Atualização Profissional contou com a presença do inspetor Geral da GMB, da subinspetora Geral Maria do Socorro, do coordenador da Divisão de Ensino, José Coelho, e o coordenador Geral Fernando Queiroz.

O complexo da Praça da República que abrange as Praças da República, João Coelho e da Sereia conta hoje com um posto fixo, funcionando 24 h, com oito guardas e dois motos patrulheiros.

Contribuição: Marcus Vinícius

Por Thais Veiga