O Pré-Carnaval de Belém teve seu “abre alas” no dia 06/01, sábado, e vem sendo realizado durante os fins de semana no bairro da Cidade Velha, seu encerramento será 04/02, domingo. Para dar suporte e garantir a folia do cidadão belenense, a Guarda Municipal de Belém (GMB), em parceria com outros órgãos de segurança do Estado, vem reforçando a segurança e ordenamento de vias. A operação Corredor da Folia tem o efetivo de 60 agentes, todos em regime de escala extra, no horário previsto de 13h às 21h, atuando no fechamento de vias em apoio à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e ao Departamento de Trânsito do Estado (Detran), assim como no policiamento ostensivo, moto patrulhamento e apoio aos agentes da Secretaria Municipal de Economia, no controle da comercialização de produtos, ao todo, dez motos realizam o patrulhamento no entorno da Cidade Velha.

A festa – Este ano dois trios animam os foliões e, de acordo com informações do presidente da liga dos blocos de pré-carnaval da Cidade Velha, os trios não possuem sons laterais, visando a preservação do patrimônio histórico da área. Já em relação a estrutura da festa, foi ampliada a quantidade de banheiros químicos ao longo do percurso, bem como as defensas (grades de proteção dos prédios históricos), tudo em prol de um controle mais rigoroso com apoio de seguranças particulares.

A concentração acontece sempre em frente à Igreja da Sé, a partir das 14h é o encerramento às 18h.

20/01 – 15h

Bloco Amor de Carnaval – Fica Comigo, Gigga, Rafa M, Baladeros, Nosso Tom e Jeff Moraes

Bloco Los Primos – Chicaramba, Banda Amazonas, FB Mania, Forró Nu 12 e Breno Tilman

21/01 – 15h

Bloco Axé Pra Recordar – Denny Denan, Tonynho & Banda, Mizerê e Banda Pirô

Bloco Fofó do Lino – Betinho Souza

Bloco Fofó de Belém – Eloi Iglesias

27/01 – 15h

Bloco da Diretoria – Zhell Chicleteiro, Patrícia Gomes, Thiago Costa, I Love Pagode e FB Mania

28/01 – 15h

Bloco Bregaço – Joelma, Viviane Batidão e Fruto Sensual

Bloco Fuxico – Banda Bregaço com Jacke Marques

03/02 – 15h

Bloco Amigos do Urubu – Tuca Fernandes, Renatinho da Bahia, Ousadas, Mizerê, Virtudão, Banda Pirô e Batria da Grande Família

Bloco Xibé da Galera – Sambloco, Fanfarra de Ponta e Baile à fantasia

04/02 – 15h

Bloco Kalango Kids (9h) e personagens infantis

Bloco Filhos de Glande – Orquestra Carnafônicas e Convidados

Bloco do Lino – Betinho Souza

Bloco Fofó de Belém – Eloi Iglesias

Dados: Guarda Municipal de Belém/Comus. Fotos: Oswaldo Forte.

Operação “Corredor da Folia”