A intensificação do trabalho da GMB na Operação Verão 2017  aponta resultados positivos no balanço parcial. Desde o dia 06 de julho até hoje 18, são 9.417 abordagens feitas nos distritos,   e na capital, mais do que o dobro realizado no mesmo período da operação 2016, quando foram contabilizadas 4.100, um aumento de 129,68%. Outro dado positivo são os números de ocorrências que  estão menores que do ano passado. Em média registramos  em 13 dias 52 ocorrências, um número bem menor que do ano passado que foram registradas 128 ocorrências no mesmo período.

“Até o momento temos ocorrências normais, rotineiras. Tivemos um aumento nas abordagens e consequentemente uma redução nos registros de violência nos balneários e nos logradouros públicos de maior movimento , isso tudo em detrimento  do planejamento  e da presença ostensiva da guarda municipal nas abordagens  e saturação com o foco em atitudes suspeitas”, explicou  o Inspetor da divisão de operações – DOP, Roberto Avelar.

A  comandante em exercício, Maria do Socorro, também enalteceu o trabalho de integração dos grupamentos da Guarda Municipal. “Os grupamentos integrados tem um lugar de destaque, ajudando a coibir os crimes e a prender infratores. Uma equipe ajudando a outra  fazendo com que se tenha um resultado melhor, alcançando o objetivo final , a segurança de todos”.

O trapiche de travessia de Icoaraci /Cotijuba que é considerado um dos pontos de maior movimento durante as férias escolares recebeu um patrulhamento diferenciado visando a orientação, organização e segurança. Lia Oliveira, de 49 anos, professora e moradora do município de  Marituba parabenizou o trabalho da guarda municipal. “Já fui ao final de semana e agora estou retornando pela segunda vez este mês a Cotijuba, estou aproveitando o recesso escolar para curtir as praias e paisagens. Muito bom o trabalho de  segurança e de orientação sobre os cuidados durante a travessias que no período de veraneio se tornam mais propícios para roubos.”

A operação nos balneários  conta com o reforço de  200 homens dos grupamentos táticos e operacionais que somado com os 100 que já atuam nos distritos , resultando em 300 servidores distribuídos na Ilha de Cotijuba, Mosqueiro, Outeiro  e Icoaraci. O patrulhamento é feito a pé, viaturas e motocicletas. O reforço permanecerá até o dia 31 de julho, quando encerra o período de férias

Mais ocorrências

Pelo balanço, também estão registradas ações como apreensões e recuperações de linhas enceradas (8), Arma branca( 7), arma de fogo (1), Carro Roubado (1), moto roubada (1), munições (4), entorpecentes ( 30 papelotes). Destacamos a operação conjunta com a SEMOB  de recolhimento de 255 veículos em situação irregular.

Balanço parcial aponta resultados positivos da Guarda Municipal na Operação Verão 2017